terça-feira, 7 de agosto de 2007

Montagens - para Pintados, Cacharas, Pincacharas e outros peixes de couro

Pesco pintados, cacharas e pincacharas com equipamentos que ajudem a rebocar o peixe logo na fisgada, já que eles procuram enroscos. Mas também não exagere. Uso varas de 17 a 30 lbs, com carretilhas ou molinetes 4000, anzóis 5/0, leader de uns 50cm de 0,60mm monofilamento ou fluorcarbono para aguentar a abrasão com alguma estrutura, linha 0,40mm monofilamento ou 0,29 multifilamento e girador equivalente. Não uso chumbo, pois o arremesso é curto, geralmente perto da margem, e esse tipo de peixe, as vezes, solta a isca caso sinta algum peso.

Montagens - para Pintados, Cacharas, Pincacharas e outros peixes de couroBoa sorte!!!

Peixes - Pintado, Cachara e Pincachara

Peixes de couro, que hoje são muito encontrados em pesqueiros. Outro da minha lista de preferidos podem chegar a aproximadamente 100kg no ambiente natural e existem exemplares em pesqueiros com mais de 35kg.

Felipe - Pintado, pincachara, novo anhanguera, 12 kg

Felipe, Nova Anhanguera, Pincachara de 12 Kg


São peixes que são mais capturados com isca no fundo, massas, pedaços de peixes, tuviras, pirambóia, lambari, piau, mas em pesqueiro são mais capturados com salsicha. Em alguns dias, e em alguns lugares, podem ser pescados com iscas flutuantes, com a ajuda de cevas de ração.

O Pintado real é encontrado em poucos pesqueiros, mas as cacharas são comuns, além de menores. A pincachara é o cruzamento, em cativeiro, do pintado com a cachara, resultando em um híbrido maior, e mais resistente.


Este tipo de peixe gosta de estruturas, esconderijos, como sempre digo, "alguma marcação no lago", como aeradores, barcos encostados, decks, tubos de entrada e saída de água. Locais com mais silêncio, e onde poucas pessoas estão pescando.


Alfredo, Márcio, Felipe com uma pincachara de 20 kg, pesqueiro parque novo anhanguera Alfredo, Márcio, Felipe com uma pincachara de 20 kg


Um dia em que estava no Novo Anhanguera e que os peixes estavam bem devagar, percebi que havia um canto quieto, com uma sombra e uma estrutura já conhecida. Fui tentar a sorte, sem chamar atenção, e 5 minutos depois fisguei o peixão.

Então, observe, vá em silêncio, e vá em busca do seu troféu!!!

Boa pesca!!!



segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Montagens - Down-Shot

Minha maneira preferidade de fazer a pesca do black bass, o Down shot é uma montagem muito versátil e pode ser usada o ano inteiro. Uso tanto em águas mais fundas, como em menores profundidades.

É uma excelente opção quando o peixe está devagar, pois o pescador pode trabalhar a isca por um bom tempo em um mesmo local. Pra mim, as variações em que se pode trabalhar a isca é o seu grande diferencial.

A montagem consiste em linha abaixo de 6 até 10lbs sempre transparente, chumbo entre 4 e 10g, varas até 17lbs de ação rápida, minhoca artificial sem rabo, podendo ser usado tanto na carretilha como no molinete com a mesma eficácia.

Observe a foto:

montagem down shot black bass Como o peixe pode variar de altura, a ligação entre a linha principal e a linha do anzol é feita com nó de correr, com variações entre 5 até 50cm. A maioria dos pescadores que utilizam esta técnica, coloca o anzol grudado na linha principal, mas prefiro que fique com uns 5 cm de distância, pois assim, na hora que se afrouxa a linha, a isca possue um movimento mais natural, além do peixe carregar a isca um pouco mais de tempo antes de sentir a linha.

A minhoca deve ser sem rabo, pois seu movimento parece mais real neste caso.

O trabalho é feito da seguinte forma:

- Arremesse;

- Espere o chumbo chegar ao fundo (fique esperto! O peixe pode pegar na caida);

- Quando estiver no fundo, dê cutucões para que a minhoca faça um movimento errático;

- Depois de uma série de toques, pare e afrouxe a linha para que a minhoca caia suavemente;

- Se não houver ataque, recolha um pouco e repita a operação.


Você pode variar o tempo em que se trabalha a isca dependendo de como o peixe estiver. Caso esteja devagar, demore mais no trabalho com a isca no mesmo local.

É isso, para mim a maneira mais eficiente de pesca do black bass!!!

Abraços e boa pescaria!!!